Notícias de Santa Catarina

SC tem menor taxa de desemprego do país e se destaca na contratação de estrangeiros 296217

O cenário positivo é atribuído ao perfil empreendedor da população e ao ambiente econômico favorável. 4b5m3y

SAIBA MAIS!
GRUPO MISTUREBAS

Com apenas 3% da população economicamente ativa fora do mercado de trabalho, Santa Catarina alcançou, mais uma vez, a menor taxa de desemprego do Brasil, conforme revelado pelo IBGE na última sexta-feira (16). O desempenho catarinense se destaca diante da média nacional, que ficou em 7%. 3x4165

Além disso, o estado figura entre os melhores do país nos índices de formalização do emprego e protagoniza avanços na contratação de trabalhadores estrangeiros e jovens aprendizes.

CLIQUE E ABRA A SUA CONTA!

O cenário positivo é atribuído ao perfil empreendedor da população e ao ambiente econômico favorável, marcado por investimentos públicos consistentes em áreas estratégicas como infraestrutura, segurança e energia. Esses fatores têm sido fundamentais para impulsionar a economia local e atrair novas empresas, ampliando as oportunidades de trabalho formal.

Santa Catarina também aparece com a menor taxa de informalidade do país: apenas 25,3% dos trabalhadores atuam fora do mercado formal, contra os 38% registrados nacionalmente. A alta adesão aos vínculos formais tem reflexos diretos na baixa dependência do estado em relação ao Bolsa Família. Apenas 4,4% dos domicílios catarinenses recebem o benefício, enquanto a média brasileira é de 18,7%.

Agende sua consulta!

Outro indicador que reforça a pujança do mercado de trabalho catarinense é o número de contratações de trabalhadores estrangeiros. No primeiro trimestre de 2025, o estado registrou saldo positivo de 5.429 contratações de imigrantes com carteira assinada, o que representa cerca de um quarto de todas as issões desse perfil no Brasil. Santa Catarina ficou atrás apenas do Rio Grande do Sul (5.454), superando estados como Paraná e São Paulo.

A forte presença de imigrantes no mercado local está ligada, principalmente, à indústria de alimentos e ao setor agropecuário. Entre os contratados estão majoritariamente venezuelanos, seguidos por cubanos, haitianos, paraguaios e argentinos.

A expressiva procura por vagas tem relação direta com o dinamismo econômico do estado, os incentivos ao empreendedorismo e a desburocratização dos processos para abertura e manutenção de empresas.

Com mais de 8 mil vagas de emprego abertas em plataformas como o Sine, o estado também tem investido em feirões de empregabilidade para suprir a demanda por mão de obra. Esse esforço se reflete, inclusive, na contratação de jovens aprendizes.

>> LEIA TAMBÉM: Santa Catarina lidera ranking nacional com a menor taxa de homicídios do país s434k

Nos três primeiros meses de 2025, Santa Catarina itiu 8,8 mil adolescentes nesta modalidade, número que representa 18,6% do total nacional. A maioria dos jovens tem menos de 18 anos e atua em funções istrativas, acumulando experiência e abrindo caminho para a inserção definitiva no mercado de trabalho.

Essa cultura que valoriza o trabalho desde cedo contribui para formar profissionais mais preparados e comprometidos com suas trajetórias.

O resultado é um ciclo virtuoso de desenvolvimento, em que a geração de empregos, a formalização e a inclusão social caminham lado a lado, consolidando Santa Catarina como referência nacional em empregabilidade.

RÁDIO MISTUREBAS
DIVULGUE SUA MARCA

Deixe um comentário Cancelar resposta 2k2249

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo