Na tarde da última sexta-feira (9), o município de Palmitos, no Oeste de Santa Catarina, foi atingido por uma forte tempestade que causou estragos e assustou moradores. 545zq
Por volta das 14h, um tornado se formou na região e deixou um rastro de destruição, principalmente no interior da cidade.
O fenômeno foi confirmado pela Defesa Civil de Santa Catarina, que analisou imagens de radar meteorológico, registros de drones e vistorias feitas no local.
Os ventos fortes destelharam casas, derrubaram árvores e causaram danos na rede de energia elétrica.A tempestade fazia parte de uma frente fria que já estava prevista e avançou pelo estado naquele dia.
As imagens de satélite mostraram nuvens carregadas e áreas com potencial para chuva forte, granizo e ventos intensos.
Infelizmente, durante a tempestade, uma pessoa morreu após ser atingida pela queda de uma árvore, segundo informações divulgadas pelo Jornal de Pomerode.
Diante da situação, no sábado (10), a Prefeitura de Palmitos decretou Situação de Emergência e mobilizou equipes da Defesa Civil municipal, regional e estadual para ajudar os moradores. Desde então, estão sendo feitas ações como:
- Avaliação dos estragos nas áreas atingidas
- Entrega de cestas básicas e outros itens de ajuda humanitária
- Limpeza e liberação de estradas com uso de máquinas
- Campanhas de arrecadação de doações e convocação de voluntários
LEIA TAMBÉM: Furacão Milton, tempestade mais forte do planeta, já provoca tornados na Flórida 1m2c2t
A prefeita Giovana Giacomolli destacou a união da comunidade e o esforço das equipes diante as situações causadas pelo tornado.
“Estamos ando por um momento difícil, mas a força da nossa população e a união de todos nos ajudam a seguir em frente”, disse.
A Prefeitura orienta a população a acompanhar os avisos oficiais pelos canais da istração e da Defesa Civil. O tempo segue instável na região e novos alertas podem ser emitidos.