Ex-presidente Fernando Collor é preso em Maceió por determinação do STF em operação da Lava Jato v6h3m
Na madrugada desta sexta-feira (25), o ex-presidente da República Fernando Collor de Mello foi preso em Maceió, Alagoas, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). 6q1d4a
De acordo com o G1, a prisão ocorreu por volta das 4h da manhã, quando Collor se preparava para embarcar em um voo com destino a Brasília, onde pretendia se apresentar voluntariamente para cumprir a pena imposta.
Collor foi condenado em 2023 a oito anos e dez meses de prisão em regime fechado pelos crimes de corrupção iva e lavagem de dinheiro, em um processo relacionado à Operação Lava Jato.
Segundo as investigações, ele teria recebido aproximadamente R$ 20 milhões em propinas para favorecer contratos da BR Distribuidora com a empresa UTC Engenharia, durante seu mandato como senador.
Após a prisão, o ex-presidente foi encaminhado à Superintendência da Polícia Federal em Maceió, onde permanece custodiado.
LEIA TAMBÉM: Collor é condenado por corrupção iva e lavagem de dinheiro pelo STF 70726c
A expectativa é que ele seja transferido para Brasília para iniciar o cumprimento da pena, segundo a CNN.
Fernando Collor, de 75 anos, foi presidente do Brasil entre 1990 e 1992, renunciando ao cargo em meio a um processo de impeachment por denúncias de corrupção. Após recuperar seus direitos políticos, foi eleito senador por Alagoas, cargo que ocupou até 2023.