Notícias de Política

Projeto aprovado em Apiúna estabelece capacitação obrigatória para profissionais da educação sobre TEA e outras comorbidades 204m1k

SAIBA MAIS!
GRUPO MISTUREBAS

Na última sessão da Câmara Municipal de Apiúna, realizada em 24 de Fevereiro de 2025, uma série de projetos de lei importantes foi discutida e votada, além de diversas indicações feitas pelos vereadores que visam melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e atender demandas das comunidades locais. 6n5530

A pauta da sessão contou com a Votação Única da Emenda 001/2025 do Projeto de Lei Ordinária nº 2/2025, que altera integralmente o Projeto de Lei nº 02/2025.

CLIQUE E ABRA A SUA CONTA!

Este projeto cria o programa APIÚNA TEATIVO, voltado para garantir o o a práticas corporais, atividades físicas, esportivas e de lazer para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiência intelectual, múltipla e outros transtornos do neurodesenvolvimento.

Além disso, houve a 1ª Discussão e Votação do Projeto de Lei Ordinária nº 2/2025, que visa implementar o programa mencionado, proporcionando a essas crianças e adolescentes oportunidades de socialização e desenvolvimento físico em um ambiente adaptado às suas necessidades.

Agende sua consulta!

Outro projeto discutido e aprovado foi a Votação Única da Emenda 001/2025 do Projeto de Lei Ordinária nº 3/2025, que também altera integralmente o projeto original. Este projeto estabelece a Obrigatoriedade de Capacitação sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), Deficiência Intelectual e Outras Comorbidades para professores, auxiliares e demais servidores das escolas da rede pública municipal de Apiúna. O objetivo é garantir que os profissionais da educação estejam devidamente preparados para lidar com as especificidades desses alunos, criando um ambiente mais inclusivo e eficiente.

A 1ª Discussão e Votação do Projeto de Lei Ordinária nº 7/2025 também esteve na pauta, autorizando o chefe do Poder Executivo Municipal a firmar um convênio com a Associação de Serviços Sociais Voluntários de Ascurra, Apiúna e Rodeio. A parceria visa fortalecer as ações sociais voltadas para a comunidade, com a colaboração entre os municípios vizinhos.

>>LEIA TAMBÉM: Vereadora de Apiúna quer botão de pânico nas escolas e capacitação sobre autismo

Indicações de melhoria para a comunidade m1y3n

Diversos vereadores apresentaram indicações que buscam atender às necessidades da população. Dentre as mais relevantes, destacam-se:

  • Indicação nº 23/2025: Sugerindo ao Executivo a instalação de um parque infantil próximo à quadra do São Jorge I, atendendo à solicitação dos moradores da região, que pedem mais opções de lazer para as crianças.

  • Indicação nº 24/2025: Solicitando a colocação de placas de identificação nos bairros de Apiúna, para facilitar a localização e melhorar a sinalização das áreas do município.

  • Indicação nº 25/2025: Requerendo a conclusão da ponte do São Pedro, uma obra de grande importância para a locomoção dos moradores e outros munícipes. A obra, embora já tenha sido iniciada, necessita ser finalizada para evitar que se torne um empecilho.

  • Indicação nº 26/2025: Propondo a criação de uma gratificação por assiduidade para os servidores municipais, incentivando a presença constante no trabalho e reconhecendo o compromisso com o serviço público.

  • Indicação nº 27/2025: Sugerindo a colocação de mais lixeiras nas comunidades para atender à crescente demanda e evitar que o lixo seja deixado nas ruas, especialmente em locais onde as lixeiras existentes são insuficientes.

  • Indicação nº 28/2025: Propondo a pintura de meio-fio, a roçada na margem do asfalto e a limpeza e manutenção nos pontos de ônibus, para melhorar a aparência da cidade e a circulação dos moradores.

  • Indicação nº 29/2025: Requerendo o alargamento e enrocamento da curva na estrada da Anta Gorda, visando aumentar a segurança no local, que tem sido palco de acidentes devido à estreiteza da via.

  • Indicação nº 30/2025: Solicitando a pavimentação da Rua Morro da Antena, no Bairro Margem Esquerda, que tem se tornado perigosa em dias de chuva devido à falta de infraestrutura adequada.

  • Indicação nº 31/2025: Requerendo à Secretaria de Saúde que exponha, nas Unidades de Saúde, informações claras sobre como é realizado o atendimento de demanda espontânea, garantindo maior transparência e entendimento por parte da população.

Requerimento para melhorias na infraestrutura urbana 731i5a

Em um requerimento coletivo, os vereadores solicitaram à Secretaria de Obras do município a realização de estudos para melhorar a drenagem nas ruas Rio do Sul, Camboriú, Lages, Ponta Grossa e Urubici, localizadas no centro de Apiúna.

Devido aos problemas de drenagem que causam alagamentos e transtornos durante as chuvas, os vereadores pedem que seja elaborado um estudo técnico detalhado para definir a melhor forma de intervenção, seja com a implantação de novas redes de tubulação ou a criação de galerias de escoamento.

RÁDIO MISTUREBAS
DIVULGUE SUA MARCA

Deixe um comentário Cancelar resposta 2k2249

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo