Sem categoria

Proprietários são condenados a pagar indenização por demolir imóvel histórico em SC 2x3f5u

SAIBA MAIS!
GRUPO MISTUREBAS

Uma decisão da 1ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) confirmou que a demolição de um imóvel de valor histórico pode resultar em indenização por dano moral coletivo, mesmo sem tombamento oficial. 2l5h4c

O caso envolveu a destruição clandestina de uma edificação de estilo germânico na cidade de Pomerode, em desacordo com os três embargos istrativos emitidos pela prefeitura.

CLIQUE E ABRA A SUA CONTA!

A ação civil pública analisada pelo tribunal apontou que o imóvel possuía grande importância cultural para a cidade, cuja identidade e economia são fortemente ligadas ao turismo e à preservação do patrimônio histórico.

Os proprietários, no entanto, desconsideraram as ordens do município e demoliram a construção. Na sentença, os donos foram condenados a pagar um valor equivalente ao custo da reconstrução do imóvel, além de indenização por dano moral coletivo.

Agende sua consulta!

Em recurso, alegaram que a ausência de tombamento oficial os isentava de qualquer responsabilidade financeira. Entretanto, o TJSC entendeu que normas municipais já garantiam a proteção da edificação, tornando sua preservação obrigatória.

Embora tenha reconhecido a ilegalidade da demolição, o tribunal considerou inviável a reconstrução do imóvel, visto que a perícia apontou a impossibilidade de recuperar seu valor histórico original.

  • LEIA TAMBÉM: Diário de 1938 escrito em papel higiênico por preso chega a arquivo histórico de Blumenau 6l111n

Contudo, os magistrados reafirmaram o impacto cultural da perda para a comunidade e confirmaram a indenização no valor de R$ 150 mil, com dedução de R$ 20 mil pagos anteriormente em acordo extrajudicial.

O relator do caso destacou que “restou vislumbrado o dano coletivo, especialmente por se tratar de município (…) onde grande parte das atividades comerciais são voltadas para o turismo e que tem como pilar a conservação dos patrimônios histórico-culturais de influência germânica”.

RÁDIO MISTUREBAS
DIVULGUE SUA MARCA

Deixe um comentário Cancelar resposta 2k2249

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo