De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), analisando o segundo trimestre deste ano, o desemprego em Santa Catarina segue em queda. 2u62t
Apesar da pandemia, a taxa de desocupação recuou de 6,2% para 5,8%, apresentando números melhores que o país, com média de desocupação em 14,1% no mesmo período.
Santa Catarina criou quase 140 mil novas vagas entre janeiro e julho, de acordo com o Ministério da Economia.
Outro diferencial do estado está na taxa de formalização do mercado de trabalho. Santa Catarina mantém há anos o maior percentual de trabalhadores do setor privado com carteira assinada. No segundo semestre, 90% dos trabalhadores catarinenses estavam registrados. A média nacional era de 75%.
O governador de SC Carlos Moisés ressalta: “O Governo do Estado procura trabalhar em sintonia com o setor produtivo. A segurança jurídica que os empreendedores encontram em Santa Catarina é essencial para esse resultado. Nossa taxa de desemprego é menos da metade do resto do Brasil. Isso representa dignidade para o trabalho e desenvolvimento para o estado. Estamos confiantes em números cada vez mais animadores conforme voltarmos à normalidade”.